Portal Vinícius Soares

Compartilhe

Três vereadores articulam comando de secretarias no governo Toni Cunha em Marabá

Membros da Comissão Processante que investigava cinco denúncias contra o prefeito Toni Cunha Sá (PL) deverão ser beneficiados após o encerramento do processo político na Câmara Municipal de Marabá (CMM). O trio pode assumir o comando de pelo menos três secretarias e uma autarquia na atual administração municipal

DA REDAÇÃO — O Portal Vinícius Soares apurou com exclusividade que o governo Toni Cunha (PL) passará por mudanças em seu primeiro escalão nos próximos dias. As alterações têm início pelas Secretarias de Indústria, Comércio e Mineração (Sicom) e de Turismo (Semtur), que estavam sob comando do vice-prefeito João Tatagiba (Podemos). Ele pediu exoneração das duas pastas e oficializou o rompimento político com o prefeito devido à possível falta de apoio às iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico da cidade.

Segundo informações levantadas pela reportagem, as secretarias devem ser entregues a um nome ligado ao vereador Jimmyson Pacheco (PL). A movimentação é interpretada como resultado de uma negociação política entre o parlamentar e o Executivo. Pacheco, que presidiu a Comissão Processante instaurada na Câmara Municipal para apurar denúncias contra o prefeito, teria condicionado seu apoio ao arquivamento do processo à ocupação das duas secretarias.

Em junho deste ano, Pacheco votou favoravelmente à admissibilidade das denúncias apresentadas por uma eleitora do município contra o gestor. Entretanto, após articulações políticas durante o processo, a comissão recomendou o arquivamento de todas as cinco acusações, o que foi acatado pelo plenário da CMM por 16 votos a 1 na sessão ordinária da última terça-feira (26).

Ex-vereador Alecio Stringari, pai da vereadora Maiana Stringari, é cotado para assumir a Agricultura

O relatório foi assinado pela vereadora Maiana Stringari (PDT), relatora do caso. Ela também deve ser beneficiada com as mudanças no secretariado, já que seu pai, o ex-vereador Alecio Stringari, deverá assumir a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). A pasta, considerada estratégica pela ligação com a zona rural, ficará sob controle do grupo político dos Stringari, que indicará cargos de confiança.

Outro possível beneficiário é o vereador Pedro Corrêa Lima (PRD), também integrante da Comissão Processante. A expectativa é de que ele passe a comandar o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM). Caso aceite a função, Pedrinho deverá deixar a Câmara Municipal, cedendo sua vaga ao primeiro suplente da legenda.

Rompimento de João Tatagiba e Toni Cunha abriu espaço para mudanças na Sicom e Semtur, que seguem sem titulares

Em relação à Sicom e à Semtur, a reportagem apurou que já foi determinada a exoneração de todos os servidores contratados durante a gestão de Tatagiba. Além disso, os servidores cedidos às duas secretarias deverão retornar às suas pastas de origem, abrindo espaço para que Pacheco indique sua própria equipe.

Até o momento, o gabinete do prefeito não se pronunciou sobre as articulações políticas em andamento. A Prefeitura de Marabá também não emitiu posicionamento oficial. O Portal Vinícius Soares seguirá acompanhando os desdobramentos das negociações que movimentam os bastidores entre Executivo e Legislativo no município. (Portal Vinícius Soares)

COMPARTILHE