DA REDAÇÃO — A empresa Destak Publicidade e Marketing divulgou pesquisa de opinião sobre a percepção da população de Marabá em relação à atuação dos vereadores nos primeiros seis meses de mandato. A pergunta central da pesquisa, realizada com 800 entrevistas domiciliares, foi: “Qual vereador mais tem trabalhado por Marabá nesses primeiros seis meses de mandato?”. O levantamento apresenta margem de erro de 4,4% e nível de confiança de 95%.
De acordo com os resultados, os parlamentares mais lembrados pelos moradores foram Fernando Henrique (4,2%), Pacheco (3,2%), Ilker Moraes (2,2%), Marcelo Alves (2,2%) e Marcos Andrade (2,2%). Outros nomes, como Márcio do São Félix (1,9%), Ubirajara Sompré (1,9%) e Pastor Ronisteu (1,9%), também receberam menções.
No outro extremo, os vereadores Ronaldo da 33 (0,3%) e Miterran Feitosa (0,3%) foram os menos citados, indicando que são os parlamentares menos lembrados pela população em relação ao trabalho desenvolvido na Câmara Municipal. O levantamento evidencia baixa visibilidade desses parlamentares diante do eleitorado.
Miterran Feitosa, que foi o vereador menos votado da última eleição e assumiu a vaga devido ao quociente eleitoral, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral de Marabá por fraude à cota de gênero do partido Republicanos, e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) já formou maioria para confirmar a decisão de primeira instância.
Além disso, 1,9% dos entrevistados declararam que nenhum vereador merece destaque, e 65,6% não souberam ou não responderam, um dado bastante preocupante e que mostra que grande parcela da população desconhece o papel do Poder Legislativo. (Portal Vinícius Soares)