Portal Vinícius Soares

Compartilhe

TJPA escolhe nomes para lista tríplice do quinto constitucional da advocacia

A votação ocorreu de forma sigilosa, em cabine da Justiça Eleitoral, com participação de 32 membros da Corte. Cada candidato precisava alcançar pelo menos 18 votos, o que exigiu três escrutínios até a definição final dos três nomes

DA REDAÇÃO — O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) definiu, nesta quarta-feira (27), a lista tríplice da advocacia para o Quinto Constitucional. Foram escolhidos os nomes de Anete Penna (23 votos), Hugo Mercês (20 votos) e Roberta Veiga (19 votos).

A votação ocorreu de forma sigilosa, em cabine da Justiça Eleitoral, com participação de 32 membros da Corte. Cada candidato precisava alcançar pelo menos 18 votos, o que exigiu três escrutínios até a definição final dos três nomes.

O presidente da OAB-PA, Sávio Barreto, destacou a relevância da etapa concluída: “O Tribunal de Justiça concluiu mais uma etapa na escolha do futuro desembargador ou desembargadora que vai integrar os quadros da Corte pelo espaço destinado à advocacia”. Ele ressaltou ainda os avanços no processo: “A Dra. Anete Penna, que encabeçou a votação aqui no Tribunal, foi a mulher mais votada no Conselho Seccional, e também teve a votação mais expressiva na consulta à classe. Já o Dr. Hugo Mercês e a Dra. Roberta Veiga ingressaram na lista sêxtupla a partir de uma política inovadora que adotamos nesse certame: a cota racial”.

A advogada Anete Penna comemorou o resultado: “Estou muito feliz. Recebi o resultado da lista tríplice encabeçando a votação e agradeço aos desembargadores por terem respeitado a vontade da nossa classe. Os 3.173 votos que recebi dos advogados e advogadas do Pará foram respeitados hoje no Tribunal”.

Também eleita, Roberta Veiga enfatizou a representatividade: “Estou muito grata a Deus por estar na lista tríplice. Agradeço aos colegas que votaram em mim e aos desembargadores que confirmaram meu nome. O interior está de pé, tem voz e agora tem representatividade”.

Já Hugo Mercês destacou a trajetória construída na advocacia: “É uma felicidade enorme ter sido escolhido pelo Conselho, pela advocacia e pelo Tribunal de Justiça. Chegar até aqui com a força da militância orgânica das pessoas que acreditam na nossa trajetória e no nosso trabalho é motivo de muito orgulho”.

O Quinto Constitucional, previsto na Constituição Federal, reserva um quinto das vagas dos tribunais para advogados e membros do Ministério Público. Neste processo, 29 advogados se inscreveram, sendo 25 habilitados pela Comissão Eleitoral. Após arguição no Conselho Seccional, foi formada a lista com 12 nomes, reduzida para seis na votação da classe, que pela primeira vez adotou critérios de paridade de gênero e cotas raciais. A eleição também contou com a primeira votação on-line da OAB-PA, por meio do sistema VotaNet do TRE-PA.

A lista tríplice será encaminhada ao governador Helder Barbalho, responsável por indicar o próximo desembargador ou desembargadora do TJPA. (Portal Vinícius Soares, com informações da OAB-PA)

COMPARTILHE