O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), revogou nesta terça-feira (1º) o decreto que autorizava a viagem do major da Polícia Militar José Rogério da Silva Holanda a Lisboa, em Portugal. A missão oficial estava prevista para ocorrer entre os dias 28 de junho e 5 de julho.
A decisão foi tomada dias após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que o oficial aparece ameaçando e hostilizando a própria mãe, uma idosa, no bairro da Pedreira, em Belém. Nas imagens, o major utiliza palavras agressivas, afirma que “vai dar porrada” e tenta se aproximar fisicamente da vítima, sendo contido por outro homem. Em seguida, ele atinge o celular usado para filmar a cena.
O caso gerou forte repercussão nas redes sociais. O decreto que autorizava a missão foi assinado na mesma data em que o episódio teria ocorrido. No entanto, tanto o documento original quanto o que determina a revogação não mencionam o motivo da mudança nem fazem referência ao vídeo.
Até o momento, não houve pronunciamento oficial da Polícia Militar sobre eventuais medidas disciplinares relacionadas à conduta do oficial. (Portal Vinícius Soares)
Ver essa foto no Instagram